O QUE É A PÁSCOA
Geraldo de Azevedo
Existem muitas festas da pascoa. Em qual delas você participará? Esta pergunta parece estranha mas ela tem sentido Sob qual religião você está comemorando esta festa de Páscoa? O que significa a palavra páscoa?
A palavra páscoa vem da palavra hebráica "pesach" e do grego "pascha" que significam "passagem". Podem ter diversos significados tais como: passagem da morte para a vida – passagem de Deus para nos salvar, passagem da escravidão para a liberdade, a passagem pela qual o homem que vive neste mundo, passa para um novo céu e uma nova terra.
A Páscoa foi um encontro criado por Jesus,Porque naquela ceia pascal Jesus iria dar-se inteiramente: sua vida, seu corpo, seu sangue, e todo o seu ser
Na última ceia com seus discípulos, Jesus entregou-se totalmente e logo a seguir teve com eles um diálogo revelador do seu coração e da missão dos seus discípulos na Terra. Jesus entregou-se e disse o que é entregar-se: "É amar até o fim"
Os discípulos de Jesus só entenderam a "Semana Santa" depois de muito tempo,após vivenciar o que Jesus pediu naqueles dias. Só compreenderam quando fizeram a oferenda do corpo, crendo em Jesus vivo e ressuscitado.
A Páscoa é a maior festa Cristã do planeta, significa a passagem de Cristo, "a libertação". Todos os anos os mesmos gestos se repetem, ir, com os Ovos de Páscoa, a ceia em família , os desejos de sucesso e felicidades.
A Páscoa dos Judeus
Moisés foi criado no Egito como irmão do faraó Ransés, e um dia foi procurado por um anjo de Deus para ser o responsável pela libertação de seu povo da escravidão.
O faraó Ramsés, não queria perder o trabalho escravo e proibiu a saída dos hebreus. O Deus Iavé começou então a revelar-se, não só ao seu próprio povo, nascido de seu escolhido, Abraão, mas também para tornar-se conhecido de todos os povos da terra. Para obrigar o faraó a libertar seu povo, Iavé manda uma praga de gafanhotos que dizima as plantações dos Egipcios e manda Moisés anunciar a morte de toda criança na terra do Egito. Para proteger as crianças de seu povo, o Deus Iavé, criou o sacrifício pelo qual estariam livres da morte. Deveriam sacrificar um cordeiro, e seu sangue ser espalhado nos batentes das portas.
"Escolham carneiros ou cabritos e os sacrifiquem para que todas as famílias israelitas possam comemorar a Páscoa do Deus Eterno, o sangue nos batentes não deixará que o anjo da morte entre nas suas casas para matá-los Quando vocês entrarem na terra que Deus lhes prometeu dar, vocês deverão continuar a comemorar esta festa religiosa"
Esta é a Páscoa comemorada até hoje

OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA;

O Ovo de Páscoa:
O ovo simboliza o nascimento dai ser o ovo de chocolate como simbolo da existência da vida.

O Coelho da páscoa:
Os coelhos são animais capazes de gerar grandes ninhadas, Representam a fecundidade e a reprodução constante da vida. por isso simboliza a capacidade da igreja de criar constantemente novos discípulos.

A Cruz do Cristo:
Significa ao mesmo tempo sofrimento e ressurreição.

O Cordeiro:
É o símbolo do Cristo, Jesus Cristo é o cordeiro de Deus que se sacrificou em favor de todos os cristões.

O Pão e o Vinho:
O pão e o Vinho foram escolhidos por Jesus Cristo para simbolizar o seu amor. Foram dados a seus discípulos representando seu corpo e seu sangue para celebrar a vida eterna.

O Cirio:
É uma grande vela que se acende na Aleluia.Seu significado é: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

Domingo de Ramos:
Dia da chegada de Jesus Cristo a Jerusalem, quando Ele é recebido com ramos de videira jogados no chão.

Quinta-feira Santa:
As comemorações começam na tarde deste dia. Era época do Pessach, tempo de festa. Sacrificavam-se cordeiros, libertavam-se prisioneiros, tomava-se vinho . Comemora-se a última ceia de Jesus. Antes da ceia, o messias lavou os pés de seus 12 apóstolos, repartiu o pão e o vinho e proferiu a frase: "Meu corpo... meu sangue". Neste mesmo dia, porém, Jesus foi traido por Judas Iscariótes e é preso pelos soldados romanos, enquanto orava no Monte das Oliveiras.

Sexta-feira da paixão:
É o dia do julgamento, da condenação, do martírio, morte e sepultamento de Jesus. a morte de Jesus é denominada como Paixão, uma metáfora de um ato de amor e de entrega. O silêncio, o jejum e a oração predominam neste dia.

Sábado de aleluia:
Na tarde deste dia começa a Vigília Pascal, em comemoração à noite da ressurreição. O sepulcro onde estava Jesus surje aberto na manhã de domingo. Seu corpo e os lençois sagrados estavam desaparecidos. A liturgia começa fora das igrejas. Acende-se o Círio Pascal e o altar dos templos é novamente decorado com flores. Lê-se o Evangelho, canta-se o hino de Aleluia e a Páscoa é proclamada.no costume popular é o dia da malhação de Judas, o traidor de Jesus, Um boneco recheado de trapos e palha é pendurado num poste ou numa árvore e despedaçado a pauladas. Diz a tradição que esse apóstolo se enforcou, por remorso.

Domingo de Páscoa:
Durante todo o dia são celebradas missas que proclamam a resurreição de Cristo. Pela tradição é vedado aos cristões comer Carne Vermelha durante a Quaresma. As famílias se reúnem para festejar o renascimento do dileto filho de Deus.
Boa páscoa para vocês.